Comemoração dos 15 anos da Escola Coopeducar

“ Boa noite a todos os presentes, agradecer ao Presidente da Casa, João Paulo, que nos concedeu o espaço, Tiago Altoé, nosso professor da escola e agradecer aos demais vereadores. Vamos contar a historia e do momento pelo qual a Escola Coopeducar esta passando, quinze anos de historia e vale a pena retratar perante a sociedade. Nesses quinze anos muitos já passaram por lá e isso começa em outubro do ano de dois mil, quando quarenta e oito pais se reuniram para pensar numa nova escola. Teria uma característica de cooperativa de ensino, no ideal desses pais seria ser que nem as cooperativas aqui de Venda Nova. Benjamim sabe bem sobre a historia dessas cooperativas. Então, surgi à ideia de uma nova cooperativa, primeira de ensino de Venda Nova. Tínhamos quarenta e oito pais com um pouco mais de oitenta alunos e atualmente temos trezentos e sessenta e três pais cooperados com mais de duzentos e setenta alunos. E cada vez mais pais e alunos se fazem presente na historia da escola. A escola já conseguiu formar doze turmas com quase cento e sessenta alunos q estão espalhados por todo o Brasil. À escola desde seu principio tem como características além de ser uma cooperativa de ensino, cujo lema e crescer através da cooperação, além disso, temos em mente os projetos ambientais, que sempre foi marca da Coopeducar. Ontem pela manha assinamos o contrato da montagem e instalação da primeira usina de produção de energia solar fotovoltaica em Venda Nova e a primeira escola do Espirito Santo a ter sua energia cem por cento solar. A Coopeducar faz parte do sistema das cooperativas do Espirito Santo e da OCB. Temos ações realizadas, sempre teve presente em projetos ambientais, estamos participando do projeto de reflorestamento da área da nascente do Hospital Padre Maximo. A historia da nascente é de mil novecentos e sessenta e quatro com Elizeu Gomes, construindo uma casinha para captação da agua. Hoje essa nascente ainda esta de pé e uma parte abastece o hospital. A Coopeducar esta com uma ação para justamente fazer a revitalização e reflorestamento da área da nascente. Estivemos visitando a nascente, muitas em Venda Nova secaram e uma das mais que tem agua e bem conservada é a nascente do hospital. A partir do ano de dois mil e dezesseis firmamos uma parceria com a Rede Salesiana Brasil. Os salesianos que sempre foram presentes em Venda Nova estarão voltando novamente. Juntos estarão oferecendo ensino e pensando numa futura faculdade em Venda Nova do Imigrante. Os três presidentes desde a criação são, João Fabio Zandonadi, Diomar Vazzoler e Niltinho que são cooperados e estão a quinze anos de historia. Muito obrigado a todos.”

“Gostaria de agradecer a esse momento, gostaríamos que se pudesse ter mais momentos como esse. Claro que é uma correria, hoje é um dia de trabalho, grande maioria dos professores estudam também. Mas, gostaria de reforçar nosso site e gostaria de fazer propaganda do jornal. Na sexta-feira no final de nossa cerimonia nós fizemos o lançamento do jornal de quinze anos, hoje passamos em todos os comércios e casas para distribuir esse jornal. Não só aqui em Venda Nova do Imigrante, mas também em Conceição do Castelo e Castelo aonde tem alunos e cooperativas, para mostrar o trabalho que a escola faz. Hoje pela manha tivemos um momento muito feliz aonde falamos da importância da Câmara Municipal e os alunos logo após comentaram sobre a importância. Estive pensando que dentro do possível os vereadores visitassem as escolas. Como foi bom e presenciar os alunos tentando entender um pouco da historia da Câmara e do município de Venda Nova. Ir lá conhecer faz bem e o ano que vem é um ano eleitoral e lembrar sempre, não deixar para mostrar a cara justamente no ultimo ano, pode ser tarde. Agradecer toda essa presença e ao Paulinho pela oportunidade. E assim continuaremos defendendo a escola Coopeducar como uma cooperativa. Como diz o João, a luta continua, e o nosso lema da música é, vamos cooperar para o mundo melhorar. Creio que a cooperativa esta no caminho certo e esperamos continuar por pelo menos quinze anos. Agradeço a oportunidade.”

Data de Publicação: terça-feira, 01 de dezembro de 2015