Prestação de contas das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura

"Senhor Presidente, Marco Grillo, senhores vereadores, funcionários desta Casa, senhores diretores das escolas fundamentais de Venda Nova do Imigrante, saúdo e cumprimento todos os diretores de Venda Nova do Imigrante. Também saúdo a Claudete e a Eliane, que fazem parte da secretaria e demais funcionários. É a primeira vez que chegamos a essa tribuna e eu queria que a população soubesse, é importante que se diga, porque se não comunicar aquilo que a gente crer, face trabalha as pessoas não têm como zelar por isso. Cumprimento funcionário importante, que é o Gervásio Ambrosim, que trabalha conosco na Secretaria de Educação e Cultura. Também cumprimentar a Vanice Bruneli e a Fábia Aguilar. Cumprimento todos os professores e funcionários que trabalham nas nossas escolas. Hoje, Venda Nova entrou na história do Espírito Santo e na história desse país. Estava conosco Ministro da Educação, Fernando Haddad e o Governador. Quando falamos em Venda Nova temos que falar com um certo cuidado. O Don Décio lembrou que muito a responsabilidade que nós vendanovenses temos, porque Venda Nova hoje referência. Quando falamos que Venda Nova muito importante e temos que zelar por Venda Nova, quando essa administração começou a trabalhar no dia primeiro de janeiro de dois mil e nove, nosso da área de educação encontramos grandes desafios pela frente. Encontramos um desafio que era de uma certa desorganização do trabalho que se fazia na Secretaria de Educação. Chegamos na Secretaria de Educação e mais da metade dos funcionários eram e ainda são temporários. O cidadão de Venda Nova ainda não percebeu qual a grande diferença de ter um funcionário efetivo trabalhando na Prefeitura e um funcionário temporário. O funcionário temporário trabalha conosco um ano, e depois ele pode não estar trabalhando conosco. Então, todo o trabalho que se faz de formação desse funcionário pode se perder e temos que receber funcionários novos. Então, não havia uma estrutura boa do funcionalismo da Secretaria de Educação. Essa falha será corrigida neste ano dois mil e dez, que será feito um concurso para efetivar os funcionários da secretaria. Outro problema a ser resolvido pela que não havia um trabalho de educação continuada com os funcionários e professores da Secretaria de Educação. Hoje, sabemos que é absolutamente necessária essa educação continuada. Chegamos na Secretaria de Educação tendo pela frente um problema sério. Até dois mil e oito, as cinco creches de Venda Nova eram de responsabilidade da Ação Social. A partir de primeiro de janeiro dois mil e nove tivemos que transformá-las em escolas. Os vereadores aqui da Câmara sabem que isso foi feito, com a ajuda dos vereadores, a nova estrutura das creches. Hoje, as creches de Venda Nova foram transformadas em escolas, os funcionários que trabalham lá têm toda uma programação para trabalhar lá dentro, é pedagógica a sua formação. Junto com isso tivemos outro problema para ser resolvido a partir de primeiro janeiro. Tínhamos que passar o ensino fundamental de oito anos para nove anos. Essa data, trinta e um de dezembro de dois mil e oito, foi uma data fatal para nós, porque tínhamos que começar no dia primeiro de janeiro com essa realidade, transformar as escolas fundamentais de oito para nove anos e isso implica em grandes transformações dentro da escola, seja na área pedagógica, seja na área física. Tivemos que transformar as creches em escolas e agora temos mais um problema para resolver. A educação especial dos eficientes de Venda Nova, na parte pedagógica, agora é da responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Os pais, parentes de crianças e jovens que têm deficiências, sabem o quanto isso é difícil de ser feito. As APAES foram proibidas de fazer o trabalho pedagógico com os deficientes. Então, a responsabilidade coube ao município, ao estado de a escola particular. Hoje, nas nossas escolas, temos dezesseis crianças e jovens que cuidamos sem estar preparados para isso. Não temos estrutura para isso, precisamos fazer uma reestruturação orgânica da Secretaria de Educação, para colocar essa nova realidade lá dentro. Então, é importante que a população saiba que a responsabilidade de cuidar das crianças e jovens deficientes, na parte pedagógica, está muito dura e difícil de ser feita na nossa secretaria, porque não temos pessoas preparadas para fazerem esse trabalho e nem estamos preparados nas escolas com adaptações físicas para receber a todos. Então, é um trabalho será feito aos poucos. Não há como deixar de falar sobre um problema que terá que ser resolvido nos próximos meses. Em Venda Nova tem um costume na área de educação de usar os ônibus escolares e são comprados para transportar alunos apenas. Assim é a regra, assim é a norma federal e estadual. Há leis severas e claras que o ônibus escolar deve transportar apenas a alunos e aqui em Venda Nova sempre foi o costume de os ônibus escolares também transportar pessoas que não tem outro modo de se locomover no município. Na fiscalização da Controladoria Geral da União, que foi feito esse ano no nosso município, foi constatado uma irregularidade muitos séria, que os ônibus escolares transportam pessoas que não são alunos se os funcionários federais, que fizeram a fiscalização, foram taxativos, a partir do dia seguinte eles queriam proibir tudo isso. Conseguimos um tempo maior para solucionar e queria pedir a colaboração dos senhores para ajudar a resolver esse problema. Como fazer o transporte das pessoas que precisam vir a cidade onde não há transporte coletivo? A lei é muito clara e teremos que obedecer sob pena de sermos acionados criminalmente por desobedecer às normas. Então, temos que pensar em uma solução mais rápido possível e vamos precisar da boa vontade e da ajuda da Câmara, porque representam muito bem o povo de Venda Nova. Quem esteve hoje na inauguração do Ifes, ouvindo o Ministro Fernando Haddad, o Paulo Hartung, o reitor dos institutos técnicos federais do Espírito Santo, o próprio Prefeito de Venda Nova também falou o seguinte, que quando se fala em educação nas escolas, não estamos mais falando apenas em ensinar história, geografia, matemática. Hoje, temos que formar e educar um cidadão. Então, o trabalho que teremos que fazer daqui para frente nas escolas, é muito mais complexo, muito mais aperfeiçoado do que vínhamos fazendo até agora. Para formar um cidadão, é preciso ter professores aptos. Uma coisa que não se fez até hoje na nossa área de educação, é exigir que o funcionário, no caso o professor, que trabalha com os  alunos, tenha aptidão para fazer aquele trabalho. Portanto, temos um trabalho muito grande pela frente na formação desses professores. Acabei de dizer que educar não é uma tarefa tão simples como era há pouco tempo. Os professores têm que ser muito mais do que professores que apenas ensinam ciência, eles têm que ser educadores. Temos que ter educadores na direção das escolas e nas funções técnicas, como por exemplo, pedagogos, coordenadores de turnos e outras pessoas que trabalham nas escolas. Então, teremos que fazer um grande trabalho de renovação e formação dos profissionais que vão trabalhar conosco nessas escolas. O Dalton não gosta que eu diga que é uma questão de sorte, mas não sei dizer de outra maneira, o Instituto Jutta Batista da Silva, que tem sede aqui em Venda Nova e trabalham em onze municípios da redondeza, que tem à frente a Marlene Zandonade, a Ligia Alto, que faz um belíssimo trabalho, todos sabem o quanto o instituto ajuda na questão do voluntariado, mas o instituto tem uma preocupação maior, tem uma preocupação com a educação. O instituto já tem esse trabalho aqui na escola Domingos Perim. Através do instituto, se conseguiu um contato e hoje um convênio com uma ONG chamada Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária, CEDAC. Essa onde recebe dinheiro da Fundação Vale. Portanto, todo o trabalho que o CEDAC faz e fará nos próximos quatro anos será sem ônus, sem custos nenhum para o município. Todas as pessoas vêm de São Paulo, se hospedam, fazem o trabalho e voltam e tudo é pago pela Fundação CEDAC. O instituto Jutta Batista está conosco há muito tempo, mas encontrou uma pessoa de alta sensibilidade de entender que poderíamos fazer um trabalho bonito em Venda Nova na área da educação. Essa pessoa foi o Dalton Perim, que é o nosso Prefeito. Ele ouviu as pessoas falando e se interessou, e assim, no ano passado fizemos uma conversa com o pessoal do CEDAC e do Jutta Batista e eles nos apresentaram um projeto para quatro anos de trabalho. À frente desse CEDAC está uma pessoa muito culta, que é a Beatriz Cardoso, filha da falecida Ruth Cardoso e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ela disse que a mídia contar com a curiosidade pelo diferente, a nossa proposta é atrair pela identidade. Ela disse ainda que vamos ter que fazer um trabalho remando contra a maré. A mídia está dizendo o seguinte: "O que está valendo hoje, os valores da sociedade, são as coisas efêmeras, de educação vai ter que ensinar que temos valores muito mais extensos para cuidar disso". Então, ela disse que a educação por sua vez tem que zelar e alimentar os processos ordinários que também são importantes na educação. Quando essas pessoas, esses profissionais vieram em Venda Nova e apresentaram o projeto, eles nos colocaram que teriam os seguintes objetivos: "Qual é o trabalho que CEDAC vai fazer com a Secretaria de Educação de Venda Nova?". Primeiro, colaborar para o desenvolvimento social de Venda Nova, na região serrana, por meio da melhoria da aprendizagem dos alunos da rede pública de educação. Colaborar para a estruturação de uma proposta prática e pedagógica de qualidade na educação infantil da rede pública de educação, que garanta que a escola seja para a criança um espaço de acolhimento, desenvolvimento e aprendizagem. Quem está nos ouvindo o discurso notou claramente que eles estão fazendo exatamente aquilo que as autoridades disseram hoje. Primeiro, acolhimento, segundo, desenvolvimento e terceiro, a aprendizagem. Aprimorar a educação das crianças pequenas nos centros de educação infantil, favorecendo práticas educativas e organizacionais, que contribuam para a qualidade das experiências vividas pelas crianças, o seu desenvolvimento e suas aprendizagens, por meio da formação de profissionais docentes e não docentes que atuam junto a eles. Terceiro, fazer com que os alunos da rede pública de ensino aprendam a ler e escrever, a apreciar a arte e as culturas, a assumir as palavras, a relacionar-se com conhecimento de maneira crítica e que continuem a estudando para ampliar as suas possibilidades de escolher como viver e participar no mundo do trabalho. Para isso eles vão fazer o fortalecimento da equipe técnica da secretaria de educação e de criação de uma cultura de valorização e reflexão em torno do acesso à educação de qualidade, que garanta o direito das crianças e que favorece o seu desenvolvimento integral. Sem educação integral daqui para frente não estaremos educando cidadãos. Educação integral é uma educação que primeiro vai dar lugar para educar os valores do ser humano. Vou pedir mais uma vez a ajuda dos vereadores, Fernando Altoé, Tarcísio Botacin e Davi Mineti, que são os que mais se manifestam, para colocar mais uma disciplina na grade curricular do município de Venda Nova. Nós colocamos com a aprovação, discussão aqui na Câmara, o ensino da língua italiana, e queremos colocar uma outra disciplina chamada ética. É através da ética que nós queremos que o cidadão aprenda a ser bom, justo, honesto, correto, porque é próprio do ser humano ser bom, justo, compassivo e correto e não porque alguém de fora disse que tem que ser assim, porque você fazendo isso, você lê ter como prêmio algo diferente, algo fora daqui. Então, essa função da ética quando falamos sobre isso. Então, temos um projeto que vamos contar com a ajuda da Câmara para desenvolver esse projeto. Quando chegamos na secretaria, percebemos que algumas mudanças tido ser feitas. A coisa mais difícil que o ser o humano tem que fazer é a mudança. Mudar hábitos requer sacrifícios e rompimentos drásticos com os padrões de trabalho que adotamos. O município de Venda Nova cuida de mil e trezentos e noventa e cinco alunos da primeira até a oitava série.  Cuida de quinhentos e quarenta e nove crianças na escola infantil, de quatro, cinco e seis anos. E cuida de  duzentos e oitenta e quatro crianças nas creches, sendo que daqui a alguns dias pode acrescentar mais dezoito na Vila da Mata, onde está sendo feita uma ampliação da creche. Nesse trabalho de mudança dos nossos afazeres do dia-a-dia, a Secretaria Municipal de Educação, introduzimos uma mudança significativa. Como estamos falando que temos que cuidar integralmente da formação das crianças, nós estamos fazendo o seguinte trabalho, que as crianças e os jovens que estão nas escolas municipais façam no dia-a-dia um trabalho reflexivo, pensem, conversem, sobre as coisas importantes da vida deles. Em que município essas crianças moram? Município de Venda Nova do Imigrante, nem todas nasceram aqui, mas moram aqui. O que as crianças de Venda Nova têm hoje que você vê nos olhos delas? Nota-se um brilho nas crianças de Venda Nova porque elas têm orgulho de pertencer a esse município. As crianças têm orgulho de receber a formação que estão recebendo, de ter os diretores, as coordenadoras pedagógicas, os professores e todos os auxiliares de escola. No ano de dois mil e nove reunimos os diretores das escolas de Venda Nova, juntamente com os pedagogos e técnicos, para junto pensarmos e comemorar a data do aniversário desse município. Todos foram firmes em dizer não ao desfile, pelo trabalho despendido, pelo custo e o pouco envolvimento conseguido por parte dos alunos. Ficou a sugestão do trabalho interno em cada escola. Na avaliação posterior, depois do aniversário do ano passado, verificamos que o resultado foi muito melhor, inclusive, na escola de Pindobas. O Vereador Tarcísio Botacin, participou de um excelente trabalho que fizemos lá. Nesse ano de dois mil e dez a proposta da Secretaria de Educação e Cultura foi com o tema "Venda Nova, ontem, hoje e amanhã. O município que temos e o município que queremos". Esse trabalho não foi feito só para a comemoração do aniversário de vinte e dois anos no dia dez de maio, é um trabalho que está sendo feito no ano inteiro com as crianças, fazer com que as crianças reflitam, porque nós colocamos que a Secretaria de Educação de Cultura de Venda Nova, a nossa prestação vai ser com o aluno de Venda Nova e ponto final. Não queremos saber se lá em Brasília e está assim, se o estado é assim, e etc. Aliás, por falar em estado, temos uma realidade triste e dura de conviver aqui conosco, porque o estado remunera muito melhor os profissionais da educação do que os municípios, quase o dobro. O que acontece no município é que o município não tem recurso. No final do ano passado conseguimos uma gratificação de trezentos reais para os profissionais da educação. Município já contribui com vinte e cinco por cento, o governo federal manda, através do FUNDEB, o dinheiro per capita por cada aluno e sessenta por cento é para remuneração. Estamos fazendo um trabalho dentro das salas de aula. Mais uma vez este ano às escolas tiveram a liberdade de desenvolver um trabalho de modo como melhor se apresentasse dentro da sua realidade e o resultado foi incomparável. Mais do que civismo, foi uma lição de história, de cidadania e uma demonstração de amor das crianças por Venda Nova. Vou terminar lendo apenas o resumo do que as três escolas fundamentais fizeram de trabalho nesse sentido. Escola de Ensino Fundamental do Caxixe. Senhor Secretário. Vimos informá-lo, a exemplo dos anos anteriores, sobre as atividades desenvolvidas pela nossa escola do Caxixe, no que contempla as comemorações do dia do município. Não sendo uma obrigação imposta, trabalhamos internamente o dia do município a fim de lembrar dessa data com grande orgulho e entusiasmo. Relatamos que as terceira séries realizaram trabalhos maravilhosos em relação aos vinte e dois anos de emancipação política do município, a saber que fizemos o desfile das vinte e uma meninas caracterizadas, representando as vinte e uma garotas da beleza do vendanovenses. Fizemos confecções de cartazes nas aulas de italiano enfocando a parte cultural do município. Em todas as turmas de primeira a quarta série foram desenvolvidas atividades em sala de aula alusivas ao dia do município e foram trabalhadas de forma sistemática o hino da cidade de Venda Nova. Realizou-se a confecção de banners, fotos e registros das atividades produzidas a fim de escolas na festa do município. E os banners estavam expostos hoje na festa de inauguração do município. As crianças da educação infantil trabalharam a receita da polenta e tiveram contato com a apresentação no data show de fotos, roupas, comidas, objetos e festas da cultura italiana de Venda Nova. Houve a confecção da bandeira municipal e do cartão-postal da cidade Venda Nova do Imigrante. Na escola de Pindobas foi feito seguinte. Na educação infantil foi feito o estudo da letra do município de Venda Nova. Foi feita uma confecção de mosaico com as cores da bandeira de Venda Nova, uma palestra do senhor Benjamim Falqueto, compositor da letra do hino municipal e foi prestada uma homenagem a ele por isso. Foi feito um trabalho de campo no centro urbano, as crianças do centro infantil foram trazidas para a cidade para conhecerem a cidade, porque elas são mais da roça do que do centro urbano. No ensino fundamental um, que vai da primeira a quarta série, o trabalho de campo nas comunidades rurais de Venda Nova, com o objetivo de fotografar o meio rural e entrevistar os moradores locais familiarizado os estudantes com os alunos de outras comunidades e proporcionando aos docentes conhecer a comunidade em que trabalham. Foram feitas confecções de redação e poemas como tema, "Venda Nova, ontem e hoje, o município que temos e município que queremos". No ensino fundamental um trabalho de campo no centro bando de Venda Nova, as turmas foram divididos por bairros onde fizeram levantamento das principais atividades comerciais exercidas, bem como a observação das residências e dos serviços públicos de cada região. Em seguida montaram um álbum digital com as imagens da cidade. Montaram em seguida em sexto destacando a morfologia urbana do município. Na sexta-feira, dia sete, foi realizada uma solenidade na escola para execução do hino do municipal e apresentação dos trabalhos citados. Na escola fundamental de São João, Atílio Pizzol. Nossos alunos passar a conhecer melhor o seu município nos aspectos cultural, social, econômico e ambiental, enfim, desenvolver atitudes positivas em relação as pessoas formadoras de nossa cultura e também a valorizar o local onde vivem. A quinta série pintou paisagens do município. Estudaram os recursos hídricos do município e fizeram um concurso de frases. Na sexta série foi feito um concurso de frases, cartazes, com curiosidades do município. Na sétima série maquetes dos pontos turísticos de Venda Nova. Visita às divisas do município e um estudo do município, extensão, bioma da mata atlântica, etc. A sétima série fez paródias sobre turismo e riqueza, fez uma revista do município, fez um concurso de poemas. A oitava série fez maquetes da casa da nona, da fazenda dos italianos, etc. A oitava série fez um livro de coletâneas de histórias de moradores antigos e tem uma turma do rap também, que também fez a sua letra. Foi feito um concurso de poemas. Na quarta série foi feito um teatro com o título "Venda Nova do Imigrante", a bandeira do município feita com materiais alternativos, folhas, sementes, flores e sabão em pó. O primeiro ano fez a ilustração do hino municipal com recorte e colagem. A primeira série também fez poesia sobre o município. A segunda série estudou, aprendeu e cantou parabéns em italiano para o município, com alunos caracterizados de italianos. Também foi feita o estudo do hino municipal e uma maquete da panela da polenta. Vou parar por aqui, porque, senão, vou ficar aqui noite toda. Tem muita coisa para falar da educação no município. Tarcísio, sei que você tinha uma proposta diferente, que voltássemos a fazer desfiles. O trabalho que fizemos em conjunto com os diretores é para que fizéssemos esse tipo de trabalho, interiorização, reflexão, e o desfile ficou para outra oportunidade. Assim também houve a manifestação da diretora do jornal Folha da Terra, que pensou dessa maneira, mas achamos que fazendo um trabalho de reflexão seria melhor. Com certeza, hoje, os alunos da rede municipal de Venda Nova sabem muito mais sobre Venda Nova do que sabiam há alguns meses atrás. Obrigado pela oportunidade, Marco, e sempre digo o seguinte, na minha vida pessoal eu desqualifico uma crítica se eu não for capaz de citar cinco coisas positivas daquela pessoa que quero criticar. Não teria o que criticarem você, mas seria capaz de dizer cinco coisas positivas a seu respeito. Você é um cidadão e um político extremamente bem articulado. Você tem o bom senso e uma qualidade importante na vida pública, a lealdade. Você é um cidadão que ama e gosta de Venda Nova. Você é referência, quando as pessoas falam de Venda Nova em uma homenagem como vimos hoje, falam do Marco com carinho. Você é referência, e seria um grande Secretário de Estado de Turismo do Espírito Santo. Quero dizer que temos muito mais coisas positivas para falar a respeito do que as críticas. As críticas são absolutamente necessárias, claro que críticas positivas, que é quando eu critico e apresento a solução. Temos que tomar cuidado para falar mais das coisas positivas do que das críticas. Obrigado Marco, obrigado vereadores e obrigado a todos".

2ª Parte

"A questão do plano de cargos e salários. É bom que os vereadores saibam que nós elaboramos o ante projeto. Agora ele está sendo distribuído para os professores para que eles dêem a sua contribuição e vai chegar aqui quando estaremos discutindo na Câmara, porque é um assunto de extrema importância. Sobre a questão do IDEB. Qualquer cidadão que chegar no seu computador e colocar no "Google" e colocar IDEB - Venda Nova - Rede Municipal, vai dar quatro vírgula sete. É a nossa última aferição. A rede estadual com cinco vírgula três e a rede particular com cinco vírgula sete. Então, a rede municipal tem que caminhar bastante. São Paulo é um estado muito interessante, porque tem muitas cidades parecidas como Venda Nova, município de vinte e poucos mil habitantes. Estou lembrando de um município chamado Dois Córregos. O índice do IDEB dele é de seis vírgula um. A característica da cidade é que todo mundo faz poesia, todo mundo lê poesia, poesia por todos os lados. A característica do município não é porque é bom em geografia, matemática, não, é pela cultura. Então, quando fala do CEDAC, por exemplo, criança de infantil terá que ler, comentar e recontar trinta livros por ano. No terceiro ano serão sessenta livros por ano. Sabemos que é por essa cultura geral do ser humano vai se desenvolver. Então, queria retificar esta questão do IDEB, porque talvez o jornal não tem uma informação correta. Infelizmente a nossa é quatro vírgula sete. Está aqui o diretor de Pindobas que tem muito se boa. Pela primeira vez uma escola municipal conseguiu uma nota maior do que o estado aqui no município de Venda Nova. Estávamos lá no Ifes e todos os alunos que terminar a oitava série no ano passado e fizeram prova no Ifes, da escola de Pindobas, que são sete, passaram. Eles conseguiram e outros de outros municípios não conseguiram. Então, já se começa a notar a mudança nessa questão. Aquela questão do desfile é uma questão que vai dar muita conversa. Não percebo as outras organizações, as outras partes organizadas do município se preocupando com isso. Quantas faixas tinha parabenizando Venda Nova pelo seu vigésimo segundo aniversário? Eu não vi nenhuma faixa. As outras entidades organizadas do município não se manifestam, não participam e não fazem. Então, está havendo uma carga total em cima da educação. Lá dentro fizemos um trabalho imenso, mas não apareceu. Mas queremos também que as outras entidades comecem a se manifestar. Aquela questão do desfile ficou muito chata porque hoje teria até a solução, mas crianças ficando horas em pé, não tem banheiro, hoje teria banheiros químicos, mas tem que ter água para eles. Sabe a coisa que nos preocupa, nós educadores, é aquelas crianças que chegam lá no palanque e chega um bando de pessoas sem nenhum respeito, conversando, contando piadas e as crianças desfilando lá na frente. Isso sempre foi comentado como algo negativo para todos. Vamos discutir isso mais vezes. É como aquele cartão amarelo que você me deu, Vereador Fernando, que nem tudo aquilo que digo é verdade. Vamos chegar lá e achar um meio termo para nós todos. Obrigado".

Data de Publicação: terça-feira, 25 de maio de 2010

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