Projeto de Lei sobre a declaração do CIEE-ES como sendo uma entidade de utilidade pública

“Boa noite Presidente, boa noite demais vereadores, ouvintes convidados presentes. O CIEE tem quarenta e cinco anos no Brasil e no Espírito Santo estamos caminhando para trinta anos no ano que vem. Em catorze de dezembro de oitenta e um nós iniciamos as nossas atividades no Espírito Santo. No dia dezessete de outubro dois mil e dois, estamos aqui com a presença do Vereador Fernando Altoé colaborou muito para a nossa entrada no município, iniciamos as atividades aqui no município de Venda Nova. O escritório do CIEE de Venda Nova busca atender toda a região das montanhas na parte centro montanhosa. Então, atendemos vários municípios. Escolhemos o escritório em Venda Nova por esse apoio que recebemos, o Presidente Marco Grillo sempre apoiou também, esteve acompanhando nosso trabalho e a gente entendeu que aqui seria a posição central para desenvolver o trabalho. Estamos felizes com isso. Temos o apoio de ter estagiários na Prefeitura, estagiários na Câmara. O CIEE tem o reconhecimento do CNAS como utilidade pública, ou seja, ele tem esse reconhecimento federal, tem do estado e temos da Prefeitura de Vitória onde está nossa sede. Estamos tentando ampliar para os demais oito municípios que nós temos sedes regionais. O CIEE está no norte em São Mateus, Linhares, Colatina, Aracruz, e no sul em Guarapari, Cachoeiro, Venda Nova e Guaçuí. Em todos os escritórios a gente desenvolve o programa "Menor aprendiz" e o programa de estágio, que é o carro-chefe, que originou a atividade do CIEE. A nossa preocupação com o desenvolvimento do jovem muito grande. A gente escuta falar a todo o momento na mídia a questão da falta de talentos, da falta de profissionais para atender à demanda do Espírito Santo, com essa expansão, com esse crescimento, com a entrada de novas empresas. A gente vê a preocupação do governo do estado com a implantação de cursos técnicos através da SEDU, que foram abertas nove mil vagas de cursos técnicos para atender uma urgência maior para a necessidade do mercado, para que não fique essa defasagem de ensino médio para o ensino superior. Então, o CIEE vê de perto essa necessidade. Temos hoje dez mil o jovens fazendo estágio pelo CIEE no Estado do Espírito Santo. Ao longo desses quase trinta anos já passaram mais de trezentos mil jovens. A gente vê todo dia, principalmente na sede, a Ivana que é a nossa coordenadora da regional de Venda Nova presencia isso também aqui, mas lá em Vitória da gente presencia a procura do jovem por oportunidades de estágio. Temos dez mil em estágio e quarenta e quatro mil no banco de dados aguardando uma oportunidade de estágio. Antes a maioria desses jovens são o de ensino médio. A escola pública tem poucas oportunidades e é o onde normalmente ele termina a sua parte de estudo. Então, a gente vê nisso uma oportunidade através estádio de inserir no mercado de trabalho, porque se vivemos em um momento de apagam de talentos, como que se jovem que está estudando, adquirindo competência teórica, vai se posicionar e disputar o mercado de trabalho? Ele precisa de uma oportunidade. Por isso que o jovem que entra como na Prefeitura de Venda Nova, por exemplo, sabe que não vai ser efetivado, aliás, falando de efetivação, dois terços dos jovens que passam por empresas privadas são efetivados. Na entidade pública ele não é efetivado, mas adquire uma experiência ímpar. Então, depois que ele vai para o mercado de trabalho ele já pode fazer o uso dessa experiência que adquiriu na entidade pública. Então, a gente apela para bem alguns empresários que posso estar ouvindo, para que dêem oportunidade aos jovens. Por isso, a gente solicitou que agentes tentasse conseguir o título de utilidade pública, é importante para a gente isso. É uma das maiores ONGs da América Latina. Os nossos recursos são todos oriundos do trabalho que a gente realiza, a gente não recebe capital de nenhuma entidade pública federal, estadual ou municipal. A gente realiza estágio, coloca o estudante no estágio e acompanhamos esse estudante no estágio. Não é só colocar no estádio, tem que acompanhar esse programa. Existe uma lei federal importante se regula isso e o CIEE faz todo esse acompanhamento para que se jovens realmente faça dessa experiência do estágio e a oportunidade de crescer na sua carreira profissional. Hoje tive uma reunião com o prefeito de Muniz Freire e ele falou que foi estagiário do CIEE. Então, volta e meia a gente encontra em todos os segmentos de trabalho e uma pessoa que já passou pelo CIEE, que já foi estagiário. A gente fica feliz com isso porque a gente vê que é o caminho certo para se chegar ao mercado de trabalho. Então, a gente agradece, contamos com apoio de vocês para que o voto você seja em favor do CIEE ser reconhecido como utilidade pública. Estamos à disposição de vocês em Vitória e no nosso escritório regional aqui em Venda Nova. Muito obrigado a todos”.

Final da Sessão:

“Presidente Marco Grillo, demais vereadores que compõem a Mesa. Só gostaria de agradecer pelas palavras, pela votação unânime que concedeu ao CIEE o certificado de utilidade pública na região. Enfatizar mais uma vez o trabalho da Ivana, que é o exemplo, que começou como estagiário e chegou à coordenadora regional com esse trabalho realizado. O CIEE vai sempre procurar honrar, porque agora a responsabilidade aumentou neste município no desenvolvimento dos jovens. Muito obrigado. Boa noite a todos”.

Data de Publicação: terça-feira, 24 de agosto de 2010