Por Dentro da Câmara – 19ª Sessão Ordinária

Na 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada terça-feira (05), foram aprovados, em segunda votação, os Projetos de Lei nº 003, 004 e 010/2020, e, em única votação, os Requerimentos nº 006, 007 e 008/2020, na Ordem do Dia. Durante a Explicação Pessoal, os Edis aproveitaram para falar sobre temas importantes para a comunidade.

Ordem do Dia

Durante a Ordem do Dia, foram aprovados, em segunda votação, os seguintes Projetos de Lei:

• 003/2020, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a alienação de bens móveis. Saiba mais aqui;
  • 004/2020, de autoria da Mesa Diretora, que institui e disciplina a concessão de controle e instituição de suprimento de fundo para a Câmara Municipal e dá outras providências;
  • 010/2020, de autoria do Poder Legislativo, que dispõe sobre o reconhecimento do “Clube de Tiro de Venda Nova do Imigrante – CTVNI”, como sendo uma entidade de utilidade pública. Saiba mais aqui.

Em única votação, foram aprovados os seguintes Requerimentos:

• 006/2020, de autoria dos Vereadores Domingos Sávio Filete, Francisco Carlos Foletto, Gilberto Bravim Zanoli, Marco Antônio Torres Nascimento, Neucimar Barbosa Silva e Tiago Altoé, que solicita ao Poder Executivo o valor gasto com marmitex nos últimos 12 meses na Administração Pública, juntamente com cópia das notas fiscais;
  • 007/2020, de autoria dos Vereadores Domingos Sávio Filete, Gilberto Bravim Zanoli, Marco Antônio Torres Nascimento e Tiago Altoé, que requer do Poder Executivo informação sobre todas as licitações realizadas em 2020 até o presente momento e licitações previstas ainda para o ano de 2020, contendo o objeto do certame, valor pago nas licitações já concluídas e vencedores;
  • 008/2020, de autoria dos vereadores  Domingos Sávio Filete,  José Luiz Pimenta de Sousa e Tiago Altoé, os quais requerem que o Presidente da Câmara, Francisco Carlos Foletto, proceda a criação de Comissão Especial, conforme Resolução a ser elaborada, para analisar o procedimento a ser adotado nos casos de promulgação de Lei pelo Poder Legislativo.

Explicação Pessoal

Na Explicação Pessoal, os Vereadores reforçaram a necessidade das pessoas tomarem todos os cuidados necessários para se prevenirem do coronavírus. Os números de casos aumentaram e, mais do que nunca, respeitar as medidas de higienização, distanciamento social e fazer apenas o necessário na rua. Quanto maior a contaminação for, maior será o período de pico, e mais tempo levará para o retorno à normalidade. Além disso, ainda sobrecarregará o sistema de saúde.

Os Edis fizeram uma Indicação ao Poder Executivo para que negocie com os bancos a possibilidade de postergação dos vencimentos dos empréstimos descontados na folha dos servidores, para que minimize o impacto financeiro nesse momento de crise.

Eles fizeram um convite para toda a população participar de duas lives de artistas locais que irão acontecer nessa semana:

• Hoje (07), às 19h, live com Rato Ventania e Hick Lopes;
  • Amanhã (08), às 19h, live solidária com o cantor Leo Gomes, em parceria com a Associação Festa da Polenta – Afepol, para arrecadar donativos para o Hospital Padre Máximo.

Os Vereadores ainda reforçaram o papel da Afepol na geração de recursos para o Município. Não apenas na geração, mas na multiplicação desses recursos, repassando-os para importantes instituições de Venda Nova. A população deve colaborar com a Afepol, protegendo, fortalecendo e divulgando o seu trabalho, para que ela possa continuar ajudando essas entidades.

No domingo (10), Venda Nova completa 32 anos de emancipação política e administrativa e a Câmara Municipal realizará, às 16h, Sessão Solene alusiva a esse momento tão importante. Uma vez que o momento não permite que as portas estejam abertas a todos, como sempre estiveram, a Sessão será transmitida ao vivo pela Rádio FMZ e pelo Facebook desta Casa de Leis. Participe e homenageie a nossa cidade.

As Sessões, que ocorrem toda terça-feira, não são mais abertas ao público devido ao Coronavírus, entretanto são transmitidas ao vivo para que a população possa acompanhar. Para mais informações, as Atas ficam disponibilizadas no site da Câmara. Exerça a sua cidadania, participe!

Data de Publicação: quinta-feira, 07 de maio de 2020