Por Dentro da Câmara – 28ª Sessão Ordinária

Você pode acompanhar as Sessões da Câmara pela Rádio FMZ e transmissão ao vivo pelo Facebook. Participe! Essa Casa é sua.

25 de junho de 2020 às 00h00.

Na 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada terça-feira (23), foram aprovados Projetos essenciais na Ordem do Dia. Após a votação, o Secretário do Meio Ambiente, Alexandre Filete, fez uso da Tribuna Livre. Durante a Explicação Pessoal, os Edis aproveitaram para falar sobre temas importantes para a comunidade.

Durante a Ordem do Dia, foram aprovados:

• Em segunda votação, conforme emendado, o Projeto de Lei nº 042/2018, de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano Diretor Municipal de Venda Nova do Imigrante e dá outras providências. Saiba mais aqui;
  • Em única votação, a Emenda Supressiva nº 01, constante do parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, que suprime parte do Artigo 5º do Projeto de Lei nº045/2019;
  • Em primeira votação, conforme emendado, o Projeto de Lei nº 045/2019, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre a autorização para criar e regulamentar a execução e fornecimento de transporte coletivo em Venda Nova do Imigrante;
  • Em única votação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 004/2020, de autoria da Comissão Especial de Estudos sobre a promulgação de Lei pelo Legislativo, que dispõe sobre relatório de conclusão dos trabalhos desenvolvidos por ela e dá outras providências;
  • Em única votação, o Requerimento nº 018/2020, de autoria do Vereador Francisco Carlos Foletto, que solicita informações referentes às compras de equipamentos, insumos, materiais e medicamentos, feitas pela Prefeitura para a Secretaria Municipal de Saúde no ano de 2020.

Tribuna Livre

O Secretário de Meio Ambiente, Alexandre Filete, fez uso da Tribuna Livre para falar sobre a alteração das rotas do caminhão da coleta de lixo comum. Os Edis ainda realizaram questionamentos que foram respondidos ao final da Sessão. Saiba mais aqui.

Explicação Pessoal

Na Explicação Pessoal, os Vereadores agradeceram ao Secretário Alexandre Filete pelas explicações e aproveitaram para também pedir à população que faça a sua parte, separando os resíduos secos para a coleta seletiva, não jogando lixos e entulhos na rua, ou colocando o lixo fora dos dias e horários corretos. O lixo na rua é prejudicial para a saúde e o meio ambiente, contribuindo para a poluição física e visual.

O coronavírus e o aumento de casos no Município segue sendo uma preocupação para os Vereadores. É necessário que cada um faça a sua parte para prevenir e parar a doença, como:

• Não aglomerar, mesmo em casa;
  • Sair sempre de máscara;
  • Lavar bem as mãos ou higienizar com álcool 70%;
  • Se possível, fique em casa. Se você tem suspeita ou foi confirmado, não saia de casa em hipótese nenhuma. Seja responsável com a sua vida e a do próximo.

Os Vereadores ainda convidaram a população para participar, no dia 28 de junho, a partir das 16h, da live solidária do Projeto Amici. A live arrecadará doações para o Hospital Padre Máximo e alimentos para a Secretaria de Assistência Social. Participe, divulgue e colabore. Se todos fizerem um pouco para ajudar ao próximo, colocaremos um pouco de luz nesse momento tão conturbado pelo qual estamos passando.

As Sessões, que ocorrem toda terça-feira, não são mais abertas ao público devido ao Coronavírus, entretanto são transmitidas ao vivo para que a população possa acompanhar. Para mais informações, as Atas ficam disponibilizadas no site da Câmara. Exerça a sua cidadania, participe!