Por Dentro da Câmara – 53ª Sessão Ordinária

Você pode acompanhar as Sessões da Câmara pela Rádio FMZ e transmissão ao vivo pelo Facebook. Participe! Essa Casa é sua.

10 de novembro de 2021 às 00h00.

Na 53ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada ontem (9), foram deliberadas matérias importantes na Ordem do Dia. O Diretor-geral do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Venda Nova, Aloísio Carnielli, fez uso da Tribuna Livre. Durante a Explicação Pessoal, os Edis aproveitaram para falar sobre temas relevantes para a comunidade. Ao final da Sessão, Cristina Paste Perim foi homenageada, em nome de todos os diretores, pelo Dia do Diretor.

Ordem do Dia

Foram aprovados:

• Em única discussão, a Emenda Aditiva nº 01, ao Projeto de Lei nº 045/2021, constante do parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, que adiciona à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um novo programa sobre preservação e monitoramento ambiental, projeto/atividade de repasse ao Consórcio Público Rio Guandu;
  • Em única discussão, a Emenda Modificativa nº 02, ao Projeto de Lei nº 045/2021, constante do parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, que modifica o projeto/atividade referente à transferência de recursos para entidades ligadas a saúde, acrescentando novos valores;
  • Em primeira discussão, conforme emendado, o Projeto de Lei nº 045/2021, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre o Plano Plurianual – PPA para o período de 2021 à 2025.

Tribuna Livre

O Diretor-geral do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Venda Nova, Aloísio Carnielli, fez uso da Tribuna Livre. Ele falou sobre a história do Instituto, os desafios que ainda estão por vir, a sua saída e apresentou a sua substituta, Maíra Maciel Mattos de Oliveira. Saiba mais aqui.

Homenagem ao Dia do Diretor

No dia 12 de novembro é celebrado o Dia do Diretor. O diretor escolar é fundamental para a saúde das instituições educativas, pois é o gestor responsável pelas atividades administrativas, financeiras e pedagógicas da escola. Para comemorar e data e homenagear os diretores, a Cristina Paste foi convidada para representar a classe.  Aloísio Carnielli, Diretor-geral do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Venda Nova (IFES), também foi homenageado. Saiba mais aqui.

Explicação Pessoal

Na Explicação Pessoal, os Edis parabenizaram Aloísio Carnielli pela explanação e por todo o trabalho realizado frente ao IFES. Eles deram boas-vindas à Maíra e desejaram sorte como nova diretora-geral.

Os Vereadores também parabenizaram os diretores pelo seu dia, especialmente Cristina Paste Perim, que foi a homenageada da noite. Eles recordaram com carinho e admiração todo o trabalho que a diretora realizou na Escola Fioravante Caliman.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)  está recebendo brinquedos, que serão doados para as crianças no Natal. Vamos contribuir para um Natal mais feliz e humano, especialmente durante esse período de pandemia.

Os Edis chamaram a atenção para a questão dos maus-tratos aos animais. Além de ser um ato de maldade, é crime previsto por lei. Quando encontrar um animal abandonado ou causando algum incômodo, procure os órgãos competentes, não faça nenhuma maldade com ele.

O mês de novembro, além de azul, também se colore de lilás, para lembrar da importância de combater a violência contra a mulher. A Prefeitura de Venda Nova, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) oferece apoio, orientação e acompanhamento às mulheres vítimas de violência. Muitas vezes, a violência acaba invisibilizada, não chegando aos órgãos de denúncia, visto que grande parte das mulheres se calam. O mês terá uma programação especial para conscientizar a população. Mulheres em situação de violência ou testemunhas de violência contra mulheres podem realizar denúncia através de um dos canais abaixo:

• 180 Canal de Atendimento à Mulher
  • 190 Polícia Militar
  • (28) 3546-1124 Delegacia de Polícia de VNI
  • SOS Marias Função dentro do Aplicativo 190 ES

As Sessões, que ocorrem toda terça-feira, são abertas ao público, com número limitado de pessoas e seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, e transmitidas ao vivo para que a população possa acompanhar. Para mais informações, as Atas ficam disponibilizadas no site da Câmara. Exerça a sua cidadania, participe!